VisualgMaster
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VisualgMaster

Bem vindo ao fórum visualgmaster, tudo relacionado ao visualg, tire suas dúvidas, resolva seus algoritmos.
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 VisuAlg - Tratamento de erro

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Salazar
Novato
Novato



Masculino
Número de Mensagens : 2
Idade : 33
Localização : DF
Data de inscrição : 01/03/2010

VisuAlg - Tratamento de erro Empty
MensagemAssunto: VisuAlg - Tratamento de erro   VisuAlg - Tratamento de erro Icon_minitimeSeg Mar 01, 2010 3:48 pm

Saudações gerais.

Minha dúvida ultrapassa os conhecimentos até dos meus mestres, e eu sequer sei como pesquisar isso na internet.

No VisuAlg (leitor de algoritmos em Portugol), eu executo algoritmos, insiro condições matemáticas para impedir erros ou paradoxos em números (como dividir por 0, ou etc.), fiz até um algoritmo irrepreensível, porém estou com um probleminha.

Se eu declaro uma variável do tipo numérica e REAL, e insiro algum caracter inválido, como um espaço ou uma letra, o próprio programa abre uma janela que acusa o erro "Esperava uma variável do tipo REAL", porém eu não quero que essa janela abra, quero controlar esse erro e exibir meu próprio texto, algo do tipo "Impossível continuar. Foram inseridos caractéres inválidos.", como na imagem a seguir:

VisuAlg - Tratamento de erro Algortmoinvlido

(Esse é um algorítmo fictício que eu criei com variáveis caractere só para exemplificar o que eu quero.)


Se quiserem um Algoritmo para inserir os comandos, podem usar esse:

Citação :
algoritmo "Ferraduras de cavalos por Haras."
// Função : Desenvolver um programa que calcule a quantidade de ferraduras
// usadas numa haras. Deve ser oferecida a quantidade de cavalos.
// Autor : Edgar Froes Brito Leal
// Data : 24/02/2010

var

ferr : real
cav : inteiro

inicio

escreval ("Descubra a quantidade de ferraduras de um haras inserindo a quantidade de cavalos")
escreval ("existente nesse haras.")
escreval
escreval ("Digite a quantidade de cavalos do háras:")
leia (cav)
SE (cav < 0) ENTAO
repita
Escreval ("Valor inválido. Digite um valor inteiro maior ou igual a zero.")
leia (cav)
ate cav >= 0
FIMSE
ferr <- (cav * 4)
escreval
escreval ("________________________________________________________________")
escreval ("Esse háras contém",ferr," ferraduras.")
escreva ("________________________________________________________________")
fimalgoritmo
Ir para o topo Ir para baixo
Ryudo302
Novato
Novato



Masculino
Número de Mensagens : 12
Idade : 34
Localização : Brasília, DF
Data de inscrição : 24/11/2008

VisuAlg - Tratamento de erro Empty
MensagemAssunto: Re: VisuAlg - Tratamento de erro   VisuAlg - Tratamento de erro Icon_minitimeSeg Mar 01, 2010 6:27 pm

Dê uma olhada nas funções existentes no VisuAlg (mais precisamente as funções de manipulação de cadeias de caracteres):

http://www.apoioinformatica.inf.br/visualg/funcoes.htm

No caso, eu sugiro que você leia o número de cavalos como um literal e crie um plano para verificar se existem apenas números no literal, utilizando algumas dessas funções.

Em seguida, se o literal for válido, você o converte para inteiro através de Caracpnum(literal) e efetua as demais operações.

Tente aí e poste aqui novamente caso tenha problemas. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Salazar
Novato
Novato



Masculino
Número de Mensagens : 2
Idade : 33
Localização : DF
Data de inscrição : 01/03/2010

VisuAlg - Tratamento de erro Empty
MensagemAssunto: Re: VisuAlg - Tratamento de erro   VisuAlg - Tratamento de erro Icon_minitimeQui Mar 04, 2010 2:43 pm

Eu estive tentando de muitas formas mas ainda não consegui, isso sim parece ser difícil viu.

Alguém me dê uma luz de como restringir uma variável a aceitar somente números e, caso eu digite um caracter que não seja número, ele não emita um erro do próprio programa, e sim um aviso que eu defina e a chance de poder inserir dados corretos na mesma variável, se for possível. Isso está até me dando dor de cabeça.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





VisuAlg - Tratamento de erro Empty
MensagemAssunto: Re: VisuAlg - Tratamento de erro   VisuAlg - Tratamento de erro Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
VisuAlg - Tratamento de erro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Erro com algoritimo
» mensagens de erro
» erro esperava encontrar fimalgaritmo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
VisualgMaster :: VisualgMaster :: Suporte-
Ir para: