ate hoje não vi nenhuma diferença entre o 2.0 e o 2.5, tirano o fato q o 2.0 tem q instala e o 2.5 não precisa instala
pra acha os comandos de literal e de numero do visualg entra nesse links : http://www.apoioinformatica.inf.br/visualg/funcoes.htm
e aki esta os comandos de repetição, condição, procedimento e etc, são varias paginas, essa primeira pagina.
http://www.apoioinformatica.inf.br/visualg/linguagem.htm
ja fiz alguns desses algoritmos, não são tão dificeis, basta saber usar o comando de condição, e de repetição, ja o de dexa em ordem crescente ta aqui, vai uma dica pra faze o de exibi os nomes em ordem alfabetica,
a < b < c (o visualg reconhece esse tipo e condição pra letras)
algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data : 21/3/2011
// Seção de Declarações
var
vet1 : vetor [1..10] de real
controle, controle2 : inteiro
meio : real
inicio
// Seção de Comandos
cronometro on
limpatela
para controle de 1 ate 10 faca
__escreval ("digite o ", controle, "º valor.")
__leia (vet1[controle])
__limpatela
fimpara
para controle de 1 ate 10 faca
__para controle2 de 1 ate 10 faca
____se vet1[controle] < vet1[controle2] entao // mude o sinal de comparação pra mudar pra decrescente
_____meio <- vet1[controle]
_____vet1[controle] <- vet1[controle2]
_____vet1[controle2] <- meio
____fimse
__fimpara
fimpara
para controle de 1 ate 10 faca
__escreval (vet1[controle])
fimpara
cronometro off
fimalgoritmo
estude como o algoritmo funciona, pois não adianta nada so pega ele pronto, pois vc vai usar ele em outras linguagens, e bom vc sabe como funciona a logica dele, ja to passando ele pra não necessita de um vetor pra armazenamento dos numeros, mas sim apenas duas variaveis literais