VisualgMaster
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VisualgMaster

Bem vindo ao fórum visualgmaster, tudo relacionado ao visualg, tire suas dúvidas, resolva seus algoritmos.
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Jogo da velha, Exercício da faculdade=D

Ir para baixo 
AutorMensagem
Dansenpai
Novato
Novato



Masculino
Número de Mensagens : 3
Idade : 31
Localização : teresina
Data de inscrição : 25/05/2014

Jogo da velha, Exercício da faculdade=D Empty
MensagemAssunto: Jogo da velha, Exercício da faculdade=D   Jogo da velha, Exercício da faculdade=D Icon_minitimeDom maio 25, 2014 2:26 pm

algoritmo "Jogo da velha"
// Função :Jogo da velha
// Autor :Daniel Santos
// Data : 20/05/2014
// Seção de Declarações  exercício da escola
var
velha: vetor[1..3,1..3] de caractere
cont:inteiro
jogador1:caractere
jogador2:caractere
IA:logico
////////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento nome
var
inicio
escreval("Digite o nome do primeiro jogador,  'X'")
leia(jogador1)
escreval("digite o nome do segundo jogador,   'O'")
leia(jogador2)
fimprocedimento
///////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento imprimir
var
i,j:inteiro
inicio
para i de 1 ate 3 faca
  para j de 1 ate 3 faca
     escreval(velha[i,j])
  fimpara
fimpara
fimprocedimento
///////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento jogada1
var
jogada1,x,y:inteiro
inicio
escreval(jogador1," ,qual posição deseja jogar?")
leia(jogada1)
escolha jogada1
caso 1
  se (velha[1,1]="")entao
     velha[1,1]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 2
  se (velha[1,2]="")entao
     velha[1,2]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 3
  se (velha[1,3]="")entao
     velha[1,3]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 4
  se (velha[2,1]="")entao
     velha[2,1]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 5
  se (velha[2,2]="")entao
     velha[2,2]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 6
  se (velha[2,3]="")entao
     velha[2,3]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 7
  se (velha[3,1]="")entao
     velha[3,1]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 8
  se (velha[3,2]="")entao
     velha[3,2]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
caso 9
  se (velha[3,3]="")entao
     velha[3,3]<-"x"
  senao
     escreval("voce não pode jogar aqui")
     jogada1
  fimse
outrocaso
  escreval("opcao invalida tente novamente")
  jogada1
fimescolha
fimprocedimento
/////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento jogada2
var
jogada,x,y:inteiro
inicio
se IA=verdadeiro entao
  jogada<-randi(9)
  escolha jogada
  caso 1
     se (velha[1,1]="")entao
        velha[1,1]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 2
     se (velha[1,2]="")entao
        velha[1,2]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 3
     se (velha[1,3]="")entao
        velha[1,3]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 4
     se (velha[2,1]="")entao
        velha[2,1]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 5
     se (velha[2,2]="")entao
        velha[2,2]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 6
     se (velha[2,3]="")entao
        velha[2,3]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 7
     se (velha[3,1]="")entao
        velha[3,1]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 8
     se (velha[3,2]="")entao
        velha[3,2]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 9
     se (velha[3,3]="")entao
        velha[3,3]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  outrocaso
     escreval("opcao invalida tente novamente")
     jogada2
  fimescolha
senao
  escreval(jogador2," ,qual posição deseja jogar?")
  leia(jogada)
  escolha jogada
  caso 1
     se (velha[1,1]="")entao
        velha[1,1]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 2
     se (velha[1,2]="")entao
        velha[1,2]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 3
     se (velha[1,3]="")entao
        velha[1,3]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 4
     se (velha[2,1]="")entao
        velha[2,1]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 5
     se (velha[2,2]="")entao
        velha[2,2]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 6
     se (velha[2,3]="")entao
        velha[2,3]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 7
     se (velha[3,1]="")entao
        velha[3,1]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 8
     se (velha[3,2]="")entao
        velha[3,2]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  caso 9
     se (velha[3,3]="")entao
        velha[3,3]<-"O"
     senao
        escreval("voce não pode jogar aqui")
        jogada2
     fimse
  outrocaso
     escreval("opcao invalida tente novamente")
     jogada2
  fimescolha
fimse
fimprocedimento
////////////////////////////////////////////////////////////////////////
funcao vencedor:caractere
var
inicio
se ((velha[1,1]="x")e(velha[1,2]="x")e(velha[1,3]="x")) entao
  retorne "x"
senao
  se((velha[2,1]="x")e(velha[2,2]="x")e(velha[2,3]="x")) entao
     retorne "x"
  senao
     se((velha[3,1]="x")e(velha[3,2]="x")e(velha[3,3]="x")) entao
        retorne "x"
     senao
        se((velha[1,1]="x")e(velha[2,1]="x")e(velha[3,1]="x")) entao
           retorne "x"
        senao
           se((velha[1,2]="x")e(velha[2,2]="x")e(velha[3,2]="x")) entao
              retorne "x"
           senao
              se((velha[1,3]="x")e(velha[2,3]="x")e(velha[3,3]="x")) entao
                 retorne "x"
              senao
                 se((velha[1,1]="x")e(velha[2,2]="x")e(velha[3,3]="x")) entao
                    retorne "x"
                 senao
                    se((velha[3,1]="x")e(velha[2,2]="x")e(velha[1,3]="x")) entao
                       retorne "x"
                       ////////////////////OOOOOOOOOOOO/////////////////////////
                    senao
                       se ((velha[1,1]="o")e(velha[1,2]="o")e(velha[1,3]="o")) entao
                          retorne "O"
                       senao
                          se((velha[2,1]="o")e(velha[2,2]="o")e(velha[2,3]="o")) entao
                             retorne "O"
                          senao
                             se((velha[3,1]="o")e(velha[3,2]="o")e(velha[3,3]="o")) entao
                                retorne "O"
                             senao
                                se((velha[1,1]="o")e(velha[2,1]="o")e(velha[3,1]="o")) entao
                                   retorne "O"
                                senao
                                   se((velha[1,2]="o")e(velha[2,2]="o")e(velha[3,2]="o")) entao
                                      retorne "O"
                                   senao
                                      se((velha[1,3]="o")e(velha[2,3]="o")e(velha[3,3]="o")) entao
                                         retorne "O"
                                      senao
                                         se((velha[1,1]="o")e(velha[2,2]="o")e(velha[3,3]="o")) entao
                                            retorne "O"
                                         senao
                                            se((velha[3,1]="o")e(velha[2,2]="o")e(velha[1,3]="o")) entao
                                               retorne "O"

                                            fimse
                                         fimse
                                      fimse
                                   fimse
                                fimse
                             fimse
                          fimse
                       fimse
                    fimse
                 fimse
              fimse
           fimse
        fimse
     fimse
  fimse
fimse

fimfuncao
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento mostratela
var
inicio
escreval("  _",velha[1,1],"_|_",velha[1,2],"_|_",velha[1,3],"_  ")
escreval("  _",velha[2,1],"_|_",velha[2,2],"_|_",velha[2,3],"_  ")
escreval("   ",velha[3,1]," | ",velha[3,2]," | ",velha[3,3])
fimprocedimento
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento verifica
var
inicio
se vencedor="x"entao
  escreval(jogador1," venceu!")
fimalgoritmo
se vencedor="O"entao
  escreval(jogador2," venceu!")
fimalgoritmo
fimse
fimse
fimprocedimento
////////////////////////////////////////////////////////////////////////
procedimento players
var
player:inteiro
inicio
escreval("1 ou 2 players?")
leia(player)
se player=1 entao
jogador2<-"computadorIA"
IA<-verdadeiro
escreval("qual o nome do player 1?")
leia(jogador1)
senao
se player =2 entao
nome
senao
escreva("opção invalida")
players
fimse
fimse
fimprocedimento

inicio
IA<-falso
players
limpatela
cont<-0
escreval("  _1_|_2_|_3_  ")
escreval("  _4_|_5_|_6_  ")
escreval("   7 | 8 | 9   ")
escreval("")
repita
jogada1
limpatela
mostratela
verifica
cont<-cont+1
jogada2
limpatela
mostratela
cont<-cont+1
verifica
ate((vencedor="x") ou(vencedor="o") ou (cont=9))
fimalgoritmo
Ir para o topo Ir para baixo
 
Jogo da velha, Exercício da faculdade=D
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Jogo da velha
» Jogo da Velha.
» Exercicio de registos
» Duvida Exercicio
» Jogo de Damas em visualG

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
VisualgMaster :: Jogos em Visualg :: Jogos pendentes-
Ir para: