Dansenpai Novato
Número de Mensagens : 3 Idade : 31 Localização : teresina Data de inscrição : 25/05/2014
| Assunto: Jogo da velha, Exercício da faculdade=D Dom maio 25, 2014 2:26 pm | |
| algoritmo "Jogo da velha" // Função :Jogo da velha // Autor :Daniel Santos // Data : 20/05/2014 // Seção de Declarações exercício da escola var velha: vetor[1..3,1..3] de caractere cont:inteiro jogador1:caractere jogador2:caractere IA:logico //////////////////////////////////////////////////////////////////////// procedimento nome var inicio escreval("Digite o nome do primeiro jogador, 'X'") leia(jogador1) escreval("digite o nome do segundo jogador, 'O'") leia(jogador2) fimprocedimento /////////////////////////////////////////////////////////////////////// procedimento imprimir var i,j:inteiro inicio para i de 1 ate 3 faca para j de 1 ate 3 faca escreval(velha[i,j]) fimpara fimpara fimprocedimento /////////////////////////////////////////////////////////////////////// procedimento jogada1 var jogada1,x,y:inteiro inicio escreval(jogador1," ,qual posição deseja jogar?") leia(jogada1) escolha jogada1 caso 1 se (velha[1,1]="")entao velha[1,1]<-"x" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada1 fimse caso 2 se (velha[1,2]="")entao velha[1,2]<-"x" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada1 fimse caso 3 se (velha[1,3]="")entao velha[1,3]<-"x" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada1 fimse caso 4 se (velha[2,1]="")entao velha[2,1]<-"x" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada1 fimse caso 5 se (velha[2,2]="")entao velha[2,2]<-"x" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada1 fimse caso 6 se (velha[2,3]="")entao velha[2,3]<-"x" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada1 fimse caso 7 se (velha[3,1]="")entao velha[3,1]<-"x" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada1 fimse caso 8 se (velha[3,2]="")entao velha[3,2]<-"x" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada1 fimse caso 9 se (velha[3,3]="")entao velha[3,3]<-"x" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada1 fimse outrocaso escreval("opcao invalida tente novamente") jogada1 fimescolha fimprocedimento ///////////////////////////////////////////////////////////////////// procedimento jogada2 var jogada,x,y:inteiro inicio se IA=verdadeiro entao jogada<-randi(9) escolha jogada caso 1 se (velha[1,1]="")entao velha[1,1]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 2 se (velha[1,2]="")entao velha[1,2]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 3 se (velha[1,3]="")entao velha[1,3]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 4 se (velha[2,1]="")entao velha[2,1]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 5 se (velha[2,2]="")entao velha[2,2]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 6 se (velha[2,3]="")entao velha[2,3]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 7 se (velha[3,1]="")entao velha[3,1]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 8 se (velha[3,2]="")entao velha[3,2]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 9 se (velha[3,3]="")entao velha[3,3]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse outrocaso escreval("opcao invalida tente novamente") jogada2 fimescolha senao escreval(jogador2," ,qual posição deseja jogar?") leia(jogada) escolha jogada caso 1 se (velha[1,1]="")entao velha[1,1]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 2 se (velha[1,2]="")entao velha[1,2]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 3 se (velha[1,3]="")entao velha[1,3]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 4 se (velha[2,1]="")entao velha[2,1]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 5 se (velha[2,2]="")entao velha[2,2]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 6 se (velha[2,3]="")entao velha[2,3]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 7 se (velha[3,1]="")entao velha[3,1]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 8 se (velha[3,2]="")entao velha[3,2]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse caso 9 se (velha[3,3]="")entao velha[3,3]<-"O" senao escreval("voce não pode jogar aqui") jogada2 fimse outrocaso escreval("opcao invalida tente novamente") jogada2 fimescolha fimse fimprocedimento //////////////////////////////////////////////////////////////////////// funcao vencedor:caractere var inicio se ((velha[1,1]="x")e(velha[1,2]="x")e(velha[1,3]="x")) entao retorne "x" senao se((velha[2,1]="x")e(velha[2,2]="x")e(velha[2,3]="x")) entao retorne "x" senao se((velha[3,1]="x")e(velha[3,2]="x")e(velha[3,3]="x")) entao retorne "x" senao se((velha[1,1]="x")e(velha[2,1]="x")e(velha[3,1]="x")) entao retorne "x" senao se((velha[1,2]="x")e(velha[2,2]="x")e(velha[3,2]="x")) entao retorne "x" senao se((velha[1,3]="x")e(velha[2,3]="x")e(velha[3,3]="x")) entao retorne "x" senao se((velha[1,1]="x")e(velha[2,2]="x")e(velha[3,3]="x")) entao retorne "x" senao se((velha[3,1]="x")e(velha[2,2]="x")e(velha[1,3]="x")) entao retorne "x" ////////////////////OOOOOOOOOOOO///////////////////////// senao se ((velha[1,1]="o")e(velha[1,2]="o")e(velha[1,3]="o")) entao retorne "O" senao se((velha[2,1]="o")e(velha[2,2]="o")e(velha[2,3]="o")) entao retorne "O" senao se((velha[3,1]="o")e(velha[3,2]="o")e(velha[3,3]="o")) entao retorne "O" senao se((velha[1,1]="o")e(velha[2,1]="o")e(velha[3,1]="o")) entao retorne "O" senao se((velha[1,2]="o")e(velha[2,2]="o")e(velha[3,2]="o")) entao retorne "O" senao se((velha[1,3]="o")e(velha[2,3]="o")e(velha[3,3]="o")) entao retorne "O" senao se((velha[1,1]="o")e(velha[2,2]="o")e(velha[3,3]="o")) entao retorne "O" senao se((velha[3,1]="o")e(velha[2,2]="o")e(velha[1,3]="o")) entao retorne "O"
fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse fimse
fimfuncao /////////////////////////////////////////////////////////////////////////// procedimento mostratela var inicio escreval(" _",velha[1,1],"_|_",velha[1,2],"_|_",velha[1,3],"_ ") escreval(" _",velha[2,1],"_|_",velha[2,2],"_|_",velha[2,3],"_ ") escreval(" ",velha[3,1]," | ",velha[3,2]," | ",velha[3,3]) fimprocedimento ////////////////////////////////////////////////////////////////////////// procedimento verifica var inicio se vencedor="x"entao escreval(jogador1," venceu!") fimalgoritmo se vencedor="O"entao escreval(jogador2," venceu!") fimalgoritmo fimse fimse fimprocedimento //////////////////////////////////////////////////////////////////////// procedimento players var player:inteiro inicio escreval("1 ou 2 players?") leia(player) se player=1 entao jogador2<-"computadorIA" IA<-verdadeiro escreval("qual o nome do player 1?") leia(jogador1) senao se player =2 entao nome senao escreva("opção invalida") players fimse fimse fimprocedimento
inicio IA<-falso players limpatela cont<-0 escreval(" _1_|_2_|_3_ ") escreval(" _4_|_5_|_6_ ") escreval(" 7 | 8 | 9 ") escreval("") repita jogada1 limpatela mostratela verifica cont<-cont+1 jogada2 limpatela mostratela cont<-cont+1 verifica ate((vencedor="x") ou(vencedor="o") ou (cont=9)) fimalgoritmo | |
|