VisualgMaster
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VisualgMaster

Bem vindo ao fórum visualgmaster, tudo relacionado ao visualg, tire suas dúvidas, resolva seus algoritmos.
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Torre de Hanoi

Ir para baixo 
AutorMensagem
Suporte
Administradores
Administradores
Suporte


Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 26/10/2007

Torre de Hanoi Empty
MensagemAssunto: Torre de Hanoi   Torre de Hanoi Icon_minitimeQui Nov 22, 2007 11:41 am

Jogo: Torre de Hanoi
O
bjetivo : Passar a piramide de um pino para o outro (maior em baixo, menor em cima)
Regras : A cada jogada só pode ser movida uma argola, sendo que uma argola menor nunca pode ficar sob uma outra maior
Obs : A fórmula para saber com quantos movimentos deve ser resolvida a torre é (2n-1), sendo n o número de argolas. Três argolas são sete movimentos, quinze argolas são, impressionantes, 32767.
No visualg : No visualg, fiz um hanoi com 7 argolas, o mais comum, sendo assim a fórmula é 2^7-1 (dois elevado a sete menos 1) que é igual a 127, ou seja a Torre de Hanoi do algoritmo deve ser resolvido com 127 movimentos. A cada erro, 1 movimento a mais será necessário. O algoritmo irá escrever algo semelhante a isso (desconsidere o que estiver em preto):
//////-////////////|////////////|
/////---////////////|////////////|
////-----///////////|////////////|
///-------///////////|////////////|
//---------
//////////|////////////|
/-----------
/////////|/////////////|
-------------
/////////|////////////|

////1//////////////2////////////3

Número de movimentos:
Coluna a mover:
|_ Coluna a colocar:


Onde:
1, 2, 3 são os números das colunas;
Número de movimentos é o número de jogadas que você já fez;
Coluna a mover é a coluna que você deseja retirar uma argola (a do topo);
Coluna a colocar é a coluna que você vai colocar a argola retirada da outra coluna

Vale lembrar que se você tentar colocar uma argola sobre uma menor que ela, o algoritmo vai ignorar essa jogada, ou seja, não irá faze-la, nem contar como jogada.

Veja um exemplo de uma jogada :
//////-////////////|////////////|
/////---////////////|////////////|
////-----///////////|////////////|
///-------///////////|////////////|
//---------
//////////|////////////|
/-----------
/////////|/////////////|
-------------
/////////|////////////|

Número de movimentos: 0
Coluna a mover: 1
|_ Coluna a colocar: 3


////1//////////////2////////////3


Nesse caso, eu movi a peça do topo da coluna 1, para a coluna 3, se eu fizer isso o algoritmo vai apresentar:


//////|////////////|////////////|
/////---////////////|////////////|
////-----///////////|////////////|
///-------///////////|////////////|
//---------
//////////|////////////|
/-----------
/////////|/////////////|
-------------
/////////|////////////-

////1//////////////2////////////3


Número de movimentos: 1
Coluna a mover:


Notou a mudança das peças? E assim por diante.

Se você deseja um desafio maior, observe a estrutura do algoritmo, e aumente o número de argolas, qualquer dúvida poste nesta seção, um post relacionado a este tópico em outra seção será apagado.

Link's

4shared
http://www.4shared.com/file/30066593/3b5e07f2/Jogo_Pinos.html

Rapidshare
http://rapidshare.com/files/71520021/Jogo_Pinos.alg
Ir para o topo Ir para baixo
 
Torre de Hanoi
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
VisualgMaster :: Jogos em Visualg :: Jogos aprovados-
Ir para: