Boa noite por gentileza alguem pode me ajudar resolver estes exercicios ....
Data de entrega no dia da Prova final
Os algoritmos abaixo deverão ser individuais, e entregues no dia da prova final.
O primeiro algoritmo não utiliza vetor nem matriz, utilize uma estrutura de repetição para resolve-lo.
Os algoritmos 2 e 3 necessitam obrigatoriamente do uso de vetor.
Os algoritmos 4 e 5 ncessitam obrigatoriamente do uso de matriz.
1) Um garrafão de 20 litros, cheio de água, esta vazando 50ml a cada 30 minutos. Faça um algoritmo para calcular quantas horas ele estará vazio.
2) Ler um vetor de 20 posições (aceitar somente números positivos). Escrever a seguir o valor do maior elemento deste vetor e a respectiva posição (indice) que ele ocupa.
3) Ler dois vetores de 20 números inteiros. Crie um terceiro vetor onde o valor de cada elemento será a soma dos dois vetores. Mostre o valor dos 3 vetores.
4) Faça um algoritmo para ler uma matriz 3x3 do tipo real e mostre a soma dos elementos da diagonal da esquerda para a direita.
5) Refaça o exercício acima invertendo a soma da diagonal da direita para a esquerda
6)2) Campo minado:
Desenvolver um algoritmo que simule o jogo campo minado. Não é necessário e nem é possível com o visualG a construção da interface gráfica. O jogo campo minado é uma matriz, portanto segue as regras para este exercício.
1. Criar uma matriz 5x5, que será o tabuleiro do jogo.
2. Existirá, neste jogo apenas uma “bomba”, o desenvolvedor irá selecionar em qual casa a ficará a bomba (linha e coluna).
3. O jogador deverá escolher qual casa deseja jogar (linha e coluna).
4. Ao ser realizada a jogada, o algoritmo deverá verificar se a jogada é válida:
a. Se nesta casa não tem a bomba;
b. Se a casa está vazia, não foi escolhida anteriormente;
c. Se o valor escolhido esta dentro dos limites da matriz;
5. Após ser realizada a jogada, se a casa escolhida não for a da bomba, o jogador receberá um ponto;
6. Se após a jogada a casa selecionada for a da bomba, apresentar uma mensagem de Game Over;
7. Mostrar a pontuação do jogador e qual rodada está sendo jogada;
8. Haverá no máximo 25 rodadas, que é a quantidade máxima da matriz.
Exemplo de como poderá ser a tela do jogo:
Linha
1 _ _ _ _ _
2 _ _ _ _ _
3 _ _ _ _ _
4 _ _ _ _ _
5 _ _ _ _ _
1 2 3 4 5
Colunas
Escolha a linha e coluna desejada:
Placar: 000 Rodada: 001
Quando o jogoador selecionar uma linha e coluna, o algoritmo irá preencher aquela posição da matriz com um valor qualquer, caso naquela posição não exista a bomba.
Não há necessidade de ficar mostrando a matriz
Eu não sei nem por onde começar, me ajudem por favor, obrigado...